quinta-feira, 2 de junho de 2011

WALTER SANTOS - A VERSATILIDADE DO JORNALISMO PARAIBANO




Por Quelyno Souza

Uma das personalidades mais bem-sucedidas da história do rádio paraibano, Walter Cândido dos Santos, pessoense, nascido no bairro da Torre em 18 de outubro de 1957, é jornalista, radialista, agente cultural e diretor executivo da WSCOM Mídia & Artes. Pai de Pablo e Vinicius Santos, filhos de sua primeira esposa, atualmente está casado com Carla Uchôa.
Católico convicto é torcedor do modesto clube de futebol amador Íbis da Torre, e do Flamengo carioca. Rubacão e peixe grelhado com batatas, são comidas da cozinha paraibana recomendada por Walter Santos. Apreciador da MPB, gosta de ouvir Chico Buarque e Chico César dentre outros.
Iniciou-se na carreira radiofônica em 1980 na rádio Correio AM, como membro da equipe de esportes, comandada por Aldir Dudman.
Sua paixão pelo jornalismo levou-o a montar a WSCOM, situada no centro histórico da capital paraibana. Assim que deixou a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado, acertou o passo com o empresário João Gregório da rádio Arapuan, após apresentar esboço de um programa de entrevistas, que logo foi aceito, surgindo assim, o ABRA O JOGO, produzido, apresentado e transmitido via link, direto do estúdio da WSCOM pela rádio 100,5 FM. Tendo como marca a pluralidade de opiniões, o equilíbrio e a disciplina.
Considerado um radialista versátil, Walter Santos, além de apresentar ABRA O JOGO, é colunista do WSCOM, faz a direção do jornal da Noite, Agenda paraibana, jornal eletrônico on line, e ainda mantém um departamento de pesquisas de opinião pública na WSCOM.
Na sua trajetória de radialista, o 11 de setembro de 2001, dia do atentado às torres gêmeas do Word Trade Center, ficou marcado por ter realizado uma excelente transmissão do fato em tempo real, contando para tanto com a colaboração do amigo Luiz, que se encontrava em Nova Yorque - EUA, como correspondente da rádio Voz da América, e fez a cobertura para o programa ABRA O JOGO.
O portal: www.wscom.com.br, de sua empresa, recebe 4.500 visitas por dia, sendo comprovadamente o site mais acessado do estado da Paraíba. Homem de comunicação dinâmica, Walter Santos é visitante assíduo da internet.
Vencedor do troféu Heitor Falcão, na categoria Imprensa. Walter Santos conquistou diversos prêmios do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Paraíba.
Walter Santos fica impressionado com a capacidade que a radiofonia paraibana tem em renovar, e apresentar profissionais novos a cada ano.
"Eu sou um cidadão comprometido com a Paraíba positiva, empreendedor ousado na busca de construir um novo tempo, além de um filho, pai, irmão e amigo solidário", comentou Walter Santos.

Matéria publicada na revista A Paraíba é Noticia em agosto de 2004.

Nenhum comentário: