quinta-feira, 2 de junho de 2011

RONALDO BELARMINO - DO GRAMADO PARA A TRIBUNA DE IMPRENSA




Por Quelyno Souza

Num estado onde na maioria das vezes, o radialista esportivo é obrigado a bater o escanteio e correr para cabecear, o comentarista Ronaldo Belarmino ganha notoriedade no rádio paraibano.
Nascido sob o signo de leão, Ronaldo Belarmino Ferreira, 49 anos, funcionário público, natural do município de Santa Rita - Paraíba. Casado, pai de três filhos: Suênia, Suellen e Arthur.
O árbitro
Em 1987, recém formado em Educação Física, foi convidado pelo amigo Ivan Fernandes, para ingressar no curso de formação de árbitros de futebol, esforçado e determinado nas suas ações, Ronaldo Belarmino abraçou o desafio, e conquistou o seu espaço no quadro da Federação Paraibana de Futebol, e conseqüente na CBF, Ronaldo Belarmino integrou o quadro da entidade nacional por 13 anos.
Árbitro renomado no cenário do futebol nordestino e nacional, Ronaldo Belarmino trabalhou em todos os clássicos do futebol paraibano. Em 1994 apitou uma partida válida pela semifinal da Copa do Brasil no estádio Mineirão, em Belo Horizonte. No ano seguinte com o nome em ascensão trabalhou num jogo memorável, o clássico Flamengo e Fluminense, partida disputada no estádio Amigão em Campina Grande, e válida pelo campeonato brasileiro. O jogo contou com a participação dos craques: Romário, Edmundo, Sávio, Vampeta e Ailton. O placar da partida foi zero a zero.
O comentarista
Levado pelo amigo Chico Bala, até o então chefe da equipe de esportes da rádio Tabajara, o radialista João de Souza, Ronaldo Belarmino iniciou a carreira comentando apenas a arbitragem, nos jogos do campeonato paraibano, a partir daí logo recebeu do narrador esportivo Décio Freire, o titulo de "Comentarista do Apito".
Amante do futebol, pouco tempo foi o suficiente para deixá-lo seduzido pela crônica esportiva. Com a boa desenvoltura no microfone, conquistou mais espaço na emissora, e passou a ser o comentarista principal da rádio. A transmissão de jogos é o carro-chefe da rádio Tabajara.
“Aprendi um pouco com cada um, por isso me orgulho de todos”, declarou Ronaldo Belarmino, se referindo aos profissionais da imprensa radiofônica paraibana.
Microfone aberto
Comentarista dinâmico, imparcial e seguro, Ronaldo Belarmino vive antenado com os acontecimentos do futebol paraibano e nacional. Âncora do MICROFONE ABERTO, programa de debate esportivo de maior audiência do rádio paraibano, que vai ao ar toda segunda-feira de 20 as 22 h, pela rádio Tabajara.
O futuro no nosso futebol
"Falta profissionalismo acima de tudo, dirigentes sérios comprometidos com os clubes, e não com seus próprios interesses. Uma Federação voltada para seus filiados. Respeito ao torcedor, e uma imprensa livre e sem comprometimento", ressaltou o comentarista Ronaldo Belarmino.
O homem
Freqüentador e admirador da Barra de Gramame situada na grande João Pessoa. Mocotó, rabada, cozido e feijoada, são comidas típicas da região, apreciadas pelo comentarista Ronaldo Belarmino.
"Um paraibano simples, porém respeitador e preservador de um respeito mútuo. Um zeloso da família acima de tudo, e um apaixonado por futebol", assim definiu Ronaldo Belarmino.

Nenhum comentário: