quinta-feira, 2 de junho de 2011

JANDUÍ MENDONÇA - RADIOJORNALISMO COM CREDIBILIDADE




Por Quelyno Souza

Ano 1951, Getúlio Vargas é eleito pelo povo, e retorna a presidência da república. Na região açucareira paraibana no município de Santa Rita, nasce no dia 2 de fevereiro, o radialista Janduí Mendonça (58 anos). Apesar de não exercer a profissão carrega no currículo, o curso de Administrador de Empresas. Na infância Janduí Mendonça sonhava ser doutor, mas não chegou a cursar a faculdade de medicina. A voz do rádio falou mais alto. Na verdade Janduí Mendonça descobriu o encanto da radiofonia em 1975, quando na oportunidade trabalhava na recepção da rádio Tabajara.

O inicio de sua carreira deu-se por incentivos dos companheiros da emissora: Marco Pólo, Roberto Carlos de Oliveira, e principalmente do seu irmão, amigo, cantor e radialista renomado Jadir Camargo.

Casou-se com Geovânia Alves, e dessa união nasceram oito filhos: Antônio Marcos, Kelly, Janderson, Luciana, Valdjan, Carol, Sâmara e Janduí Jr.

Pertencente a uma geração que tomou gosto pelo rádio, exerce sua função com paixão e ética. Com mais de 34 anos no batente - Janduí Mendonça é uma figura importante no rádio AM paraibano. Ganhou notabilidade e garantiu seu lugar na história da radiofonia paraibana, com seu desempenho de radialista coadjuvante do Debate Sem Censura, aliás, o titulo do programa foi idealizado por ele e o radialista Antônio Malvino, em meados dos anos 80, época em que Janduí Mendonça possuía e dirigia um jornal impresso denominado "Sem Censura".

Co-apresentador do Ponto de Vista, com o radialista Manoel Raposo, o programa tem o foco direcionado para a informação do quotidiano e acontecimentos políticos; é transmitido de segunda a sexta-feira, pela rádio Sanhauá. O programa nasceu a 14 anos na rádio Tambaú FM, por iniciativa do radialista Manoel Raposo.

Embora identificado com o rádio informativo e prestador de serviços, Janduí Mendonça começou a ganhar credibilidade, ao apresentar um programa musical na rádio Tabajara no turno da noite. Época em que ele contava com os trabalhos técnicos do saudoso amigo e sonoplasta Aldo Ferreira. O programa entrava no ar às 20 horas e se estendia até zero hora.

O radialista Janduí Mendonça trabalhou ainda nas emissoras: Correio AM/FM, Arapuan e Integração do Brejo de Bananeiras. Repórter, dono de estilo próprio envolvido com o meio político e social. Guarda no seu acervo, entrevistas memoráveis com personalidades que fizeram histórias no estado da Paraíba, merecem destaques às realizadas com os ex-governadores: Ernani Satyro, Wilson Braga, José Maranhão e Cássio Cunha Lima.
Reconhecido pelos seus serviços prestados, foi agraciado com votos de aplausos pelas câmaras municipais de João Pessoa, Bayeux, Conde, Sapé e Alhandra.
Janduí Mendonça selecionou o Balneário de Camboriú, situado no estado de Santa Catarina, como o local ideal para descansar. Um verdadeiro aficionado por filmes de gênero policial, outro passatempo seu é participar de pescarias com amigos. Da culinária nordestina, Jaduí Mendonça não resiste a uma feijoada.

"Uma pessoa que adora ficar em casa com a família ajudar familiares e amigos. Um simples operário da imprensa paraibana que contribuiu para a fundação da Associação e do Sindicato da classe", declarou Janduí Mendonça.

Matéria publicada na revista A Paraíba é Noticia em outubro de 2005.

7 comentários:

Jun disse...

Puxa vida, Quelyno, 7 anos e nenhum comentário... Tudo bem! Sorte no blog, se ainda o tem.
Sou Janduí Mendonça Junior, mas não sou filho de nenhuma Geovânia, o nome de minha mãe é Nelí de Morais Ramos, segunda ou terceira esposa, não sei bem... Sou irmão de Carol (Otávia Carolina, 32 anos). Tenho 25 anos, logo, não sou seu último filho também... Se o vir, mande meu abraço, e como ele é bom de geografia, deve lembrar que São Paulo é mais próximo que Santa Catarina. Fique com Deus!

Jun disse...

Desculpe, falha nossa! Olhei a data da matéria não do post...

Carol disse...

Olá sou a Carolina Mendonça filha do segundo casamento de Janduí Mendonça com Nelí de Morais e irmã de J.junior.Vania esposa de painho é uma amor de pessoa mas ñ é minha mãe.Quero atraves desta agradecer essa homenagem ao meu pai e desejo mto sucesso!!Fique com Deus.

Carol disse...

Sou Nelí,segunda esposa do Janduí e mãe da Carol e Jandui Jr.Achei interessante essa homenagem feita para Jandui.Realmente ele é tudo isso que foi dito.Torço por ele e por você (Quelyno).

Janderson Lima Mendonça disse...

Fico muito feliz em saber que existe algo publicado que conte um pouco da história e que exalte esse o nome desse ilustre homem "Jandui Mendonça", Meu Pai. mas pesar de respeitar as escolhas e querer muito bem a todos que o cercam, solicito uma pequena correção no texto onde é citado que Janderson, é filho da atual esposa dele, mas sim filho de Valdilade da Silva (Lane), essa é minha Mãe.
Obrigado!

waldjan disse...

OLá Senhor criador do Blog. Sou também filha do Ilustre Jandui Mendonça. Tenho muito Orgulho de meu amado pai e também sinto-me feliz pelo reconhecimento sua historia e profissionalismo. Aproveito aqui para fazer mais uma pequena correção a de meu nome que é Waldjan, e da minha mãe que é Valdilane da Silva Lima. Obrigado saúde e paz a todos nós!

Unknown disse...

Parabéns! Belo texto!