
Por Quelyno Souza
Pernambuco mandou para a Paraíba, um profissional da maior importância da radiofonia nordestina, o radialista José Antônio Spencer Hartmann, 72 anos, filho caçula de uma prole de cinco irmãos; foi criado no bairro Casa Forte na capital pernambucana.
Casado em segundas núpcias com Maria José de Lucena, com quem tem um filho Eric Douglas - Spencer Hartmann é pai de mais quatro: Fábio, André, Mônica e Spencer Jr.
Iniciou a carreira de radialista aos 27 anos na extinta rádio Relógio Musical, que serviu de passaporte para ingressar em outras emissoras. Dono de um timbre de voz inconfundível passou num teste para trabalhar como locutor da Difusora de Limoeiro, empresa afiliada da rádio Jornal do Commércio, como não conseguiu viver distante do seu pai, três meses depois pediu demissão e voltou para casa. Spencer Hartmann trabalhou ainda na rádio Clube, Tamandaré, Vera Cruz, Caturité, Correio e Tabajara. Guarda ainda uma breve passagem pela TV Jornal do Commércio, afiliada da extinta rede Tupi, onde fazia à narrativa do programa FILMELÂNDIA, dirigido pelo seu irmão, o cineasta Fernando Spencer.
Convidado pelo radialista Geraldo Cavalcanti, estreou na rádio Tabajara no dia 03 de março de 1980, o programa ... E POR FALAR EM SAUDADE, produzido e apresentado por Spencer Hartmann, que costuma combinar técnica e emoção. Há 29 anos no ar, entretanto, um momento lembrado com emoção, foi apresentação que fez da cantora Ângela Maria e do cantor Noite Ilustrada, no auditório da rádio Clube do Recife para o programa do radialista Walter Lins.
Nunca abriu mão da qualidade do programa ...E POR FALAR EM SAUDADE, Que é composto da seguinte seqüência: a primeira destaca a história de uma personalidade musical, na segunda são declamados versos, e na terceira parte músicas variadas, e no encerramento a oração da noite. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira de 22 horas a meia-noite, na sintonia 1110 AM kHz, rádio Tabajara.
A sua boa atuação no rádio lhe rendeu diversos prêmios, destaque para o troféu Sarau Filipéia, recebido em 2004.
Costuma citar: "Não aprendi a amar, já nasci amando", católico, devoto de Nossa Senhora da Conceição, entre os ouvintes do programa, destaca o padre Virgilio Almeida da Igreja Santa Júlia.
Radialista determinado chegou ao estrelato em 1979, quando foi visitado nos estúdios da rádio Correio, pelo fã e então governador do estado da Paraíba Dorgival Terceiro Neto.
No CD Valsas e Poesias, o radialista Spencer Hartmann, declama 12 poesias, destaques para a sua interpretação nas faixas: 2, 5, 7 e 10; OUTRO CRISTO de Bento da Gama, NÃO CHORES MEU AMOR de Kleide Ramos, A RAZÃO DA MENTIRA de Jermen Filho, e MENTISTE de Ronaldo Cunha Lima. Vale a pena ouvir!
Portador de diabetes, Spencer Hartmann, em 2005 passou por uma cirurgia, onde perdeu seis dedos, cinco no pé direito, e o dedão do pé esquerdo. Durante esse período ficou recolhido a uma cadeira de rodas, e conseqüentemente afastado de suas atividades na rádio Tabajara.
"Uma criatura simples, humilde, cheio de amor, adoro a Paraíba, o povo paraibano, por ter me dado atenção e carinho", comentou o radialista Spencer Hartmann.
Matéria publicada na revista A Paraíba é Noticia em abril de 2005.
Nenhum comentário:
Postar um comentário